A freguesia de São Paulo de Sebolido, criada no início do século XIX, beneficiou do foral de Penafiel, dado por D. Manuel, em Évora, a 1 de Junho de 1519. Em 1984 foi criada a paróquia de Rio Mau, Penafiel, por desanexação da de Sebolido. Sebolido era um lugar pertencente à freguesia de Canelas, conforme Memórias Paroquiais de 1758.
Sabemos, ainda, que a partir de 25 de agosto de 1805 começaram a existir registos paroquiais da paróquia de Sebolido.
Embora povoamento desta zona, seja muito anterior à nacionalidade, a sua elevação à categoria de freguesia é relativamente moderna, não vai além de dois séculos pelo desmoronamento de Pelorido, cuja sede e maior porção ficavam da outra banda do rio Douro. Por esta razão, não é possível distinguir-se a história uma da outra, principalmente na Idade Média.
A freguesia é plenamente coberta pelas grandes e declivosas concavas do monte, popularmente o cume é chamado de Boneca, por referência a qualquer achado de escultura antropomórfica ou existência antiga de qualquer megálito desse aspeto.
O topónimo, anteriormente Cebolido, como etimológico derivado de feição comum do latim caeppula, corresponde a palavra do latim caepullitu, ou caepolleti, designando assim, um local onde proliferava uma espécie vegetal idêntica à cebola.